22 de novembro 2017

Por: Débora Garofalo *    Fonte: Nova Escola

O trabalho com robótica traz muitas vantagens ao processo de aprendizagem. A partir dele é possível vivenciar o aprendizado em forma de experimentação e com muita mão na massa, ao criar contextos de aprendizagens, baseados em resolução de problemas. Mas como fazer quando não temos um kit especializado estruturado?

A resposta pode vir da própria realidade dos alunos. Foi o que aconteceu comigo. Ao olhar para a comunidade ao entorno, resolvi colocar essa questão para os alunos refletirem, sentissem, se sensibilizassem e pensassem em uma solução. O resultado foi transformar o lixo reciclável em robótica com sucata, praticando sustentabilidade ao transformá-lo em protótipos com funcionalidades específicas.

 

 

A atividade promovia a interdisciplinaridade entre várias áreas, como Matemática, Ciências, Geografia, História e Língua Portuguesa. Ao longo do trabalho realizado com os alunos do 5ª ao 9º ano, fui percebendo uma série de benefícios que transformaram o aprendizado dos discentes:

1) Estimula o raciocínio lógico

Ao estarem em contato com a linguagem de programação, os alunos são estimulados a pensar de forma estruturada, organizando ações para fazer o seu protótipo funcionar. A criação de um espaço de experimentação faz com o que os alunos possam experienciar e vivenciar o erro.

2) Colabora com a resolução de problemas

A robótica com sucata é responsável por solucionar problemas de forma natural, permitindo aos alunos desenvolver concentração e cooperação, exercitar a capacidade de resolver problemas na prática, mobilizando os conhecimentos e compreendendo-os antes de utilizá-los.

3) Protagonismo juvenil

Por meio do envolvimento, os alunos vão se tornando protagonistas ao participarem ativamente da construção de sua aprendizagem, extrapolando o conteúdo adquirido para além dos muros da escola.

 

Continue lendo a matéria aqui.

 

Quer

saber mais?

Clique ao lado e me diga como posso lhe ajudar!

Clique ao abaixo e me diga como posso lhe ajudar!

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial