1 de março 2020

Por: Colégio Dante Alighieri *    Fonte: Inciência Revista

O Global Teacher Prize, também considerado o “Nobel de Educação”, é uma premiação que reconhece os professores que mais contribuíram para a área, além de promover a troca
de ideias entre educadores do mundo inteiro. Em 2019, uma professora brasileira ficou entre os 10 melhores do mundo. Débora Garofalo, que na época era professora da rede pública, foi premiada por seu projeto de robótica com sucata, realizado numa escola no bairro de Cidade Leonor, na periferia de São Paulo. Hoje, ela faz parte do time da Secretaria da Educação de São Paulo e é coordenadora do componente “tecnologia e inovação”. Seu principal desafio é levar o trabalho de robótica com sucata para as escolas públicas estaduais.

A equipe da Dante em Foco entrevistou a professora Débora Garofalo para conhecer um pouco mais sobre ela e sobre o trabalho que ela desenvolve. Confira.

 

InCiência: Por que você decidiu ser professora? Alguém foi sua inspiração?

Eu decidi ser professora ainda muito nova. Desde criança, eu tinha aptidão para ensinar os meus colegas da sala e também os da minha rua. Eu tive uma infância muito simples e pobre, mas, com os recursos da minha mãe, consegui comprar uma lousa pequena, que utilizava para ensinar os meus colegas. Quando finalizei o Ensino Fundamental II (na época existia o curso técnico de magistério), fiz uma prova e passei no Cetam (Centro de Educação Tecnológica do Amazonas). Estava no oitavo ano (que hoje é o nono) quando decidi ser professora. Comecei a trabalhar com crianças aos meus 13 anos de idade e, quando finalizei o curso técnico, fiz magistério. Meus professores foram grandes inspirações para mim. Sempre estudei em escola pública e tive professores  muito dedicados, que me incentivaram e disseram que eu tinha muito jeito para ser professora e que poderia investir nessa formação.

 

Continue lendo a matéria completa aqui.

 

Quer

saber mais?

Clique ao lado e me diga como posso lhe ajudar!

Clique ao abaixo e me diga como posso lhe ajudar!

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial