Robótica com sucata
O trabalho de robótica com sucata foi desenvolvido e estruturado para transformar a vida de crianças e jovens da periferia de São Paulo, trazendo ao palco a construção de utensílios reciclados do lixo retirado das ruas de São Paulo como forma de mediar a construção de conhecimento de conteúdos curriculares, de eletrônica e de robótica.
O projeto atuou diretamente na transformação da vida de 2 mil jovens e crianças da comunidade escolar da rede pública e foi organizado para mobilizar uma prática pedagógica formativa que incentivasse a aprendizagem do estudante pela sua criatividade, a experimentação de ideias e a exploração de pesquisas para propor soluções locais à comunidade. Uma dessas soluções foi a reciclagem, feita pela coleta de lixos de São Paulo, que deu origem à construção de robôs e materiais de eletrônica. Outra solução envolveu o trabalho com os pilares do empreendedorismo, que permitiu que o projeto se tornasse autossustentável através de baixos recursos.
Quer replicar o trabalho de robótica com sucata?
O trabalho propôs a construção de carrinhos motorizados, robôs pessoais com placas programáveis, como Arduino e Micro:bit, máquinas de refrigerante, aspiradores de pó, entre outros. Dessa forma, o projeto de Robótica com Sucata passou a envolver diversas áreas do conhecimento, possibilitando ao estudante uma aprendizagem mais ativa e autônoma. Mais do que isso, o projeto tem ajudado a pensar uma escola que não só produza conhecimento, como também traga contribuições locais, como a retirada de lixo das ruas de São Paulo: retiramos, com o projeto, 1 tonelada de materiais recicláveis, transformando em protótipos com funcionalidades específicas, estimulando a responsabilidade social e o pensamento científico.
Atualmente, o trabalho é uma metodologia de ensino que une materiais não-estruturados de baixos recursos a componentes eletrônicos, envolvendo metodologias ativas, STEAM e sustentabilidade. É, também, política pública do Estado de São Paulo, alcançando 3,7 milhões de estudantes através da implementação do componente de Tecnologia e inovação e de uma tríade de Inovação. Além disso, sua atuação impactou a elaboração de políticas públicas em Minas Gerais, Rio de Janeiro e Rio Grande Sul.
Quer saber mais? Clique em Como replicar ou acesse a área Publicações, que traz ideias de atividades para você aplicar em sala de aula!
Conheça
o trabalho
Clique nas imagens para acessar os vídeos
Quer
saber mais?
Para mais informações sobre produções, palestras, oficinas e consultorias, entre em contato aqui:
Para mais informações sobre produções, palestras, oficinas e consultorias, entre em contato aqui: