21 de outubro 2020

Por: Débora Garofalo *    Fonte: Uol

A robótica ainda é um assunto que assusta os educadores brasileiros, que acreditam que para inserir o tema nas aulas é necessário ter pleno domínio do assunto e acabam desistindo de inserir esse relevante assunto nas aulas, porém é preciso salientar que também temos avanços nesta área como a implementação do componente de tecnologia e inovação na Rede Estadual de São Paulo em que um dos pilares é o trabalho com o pensamento computacional.

Minha experiência e trajetória docente mostrou que é possível ensinarmos se nos colocarmos no lugar de aprendente, ofertando desafios e problemas reais, para que através da robótica dos estudantes possam estar encontrando soluções.

Por isso, costumo dizer, que a robótica hoje é um a importante e poderosa ferramenta para alavancar o processo de aprendizagem, porque através dela os estudantes têm a possibilidade de se aproximar de soluções para o território educativo e vivenciar a aprendizagem em formato de experimentações, construindo soluções com as mãos, trabalhando na prática com situações de colaboração, empatia que são receitas de sucesso em que cada vez mais procuramos caminhos para inovar nas aulas e trabalhar com aprendizado que seja efetivo e significativo aos estudantes.

O ensino de robótica é para todos anos e séries e em qualquer área do conhecimento. O pilar do pensamento computacional auxilia no entendimento prático de diferentes áreas do conhecimento, em que pode ocorrer de uma maneira simples pautado na cultura maker, programação desplugada, programação e robótica, mobilizando a criatividade e o pensamento crítico, habilidades essenciais aos estudantes. .

Assim, reunimos algumas sugestões de leitura para te inspirar a inserir o ensino de robótica em suas próximas aulas.

Quer

saber mais?

Clique ao lado e me diga como posso lhe ajudar!

Clique ao abaixo e me diga como posso lhe ajudar!

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial