22 de março 2019

Por: Redação Metro Jornal *    Fonte: Metro Jornal

Débora Garofalo pode parecer uma professora comum de português, no entanto, ela não estaria amanhã a caminho de Dubai, nos Emirados Árabes, como uma das 10 melhores professoras do mundo pelo Global Teacher Prize (prêmio global do professor), e concorrendo à honraria máxima, se apenas ensinasse as regras da língua. Débora ousou na área de tecnologia e elaborou projeto educacional no qual os alunos constroem protótipos automatizados usando sucata.

Por meio de aulas de robótica, as crianças do 1º ao 9º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Almirante Ary Parreiras, em Santo Amaro (zona sul), estão transformando a comunidade e aprendendo sobre sustentabilidade e tecnologia.

Ela conta que no começo teve dificuldade para criar o projeto e que a ideia surgiu conversando com os alunos e entendendo a realidade em que vivem. Em dia de chuva, eles não conseguiam sair de casa por causa dos alagamentos, a água entrava nas moradias e a dengue e a leptospirose eram frequentes. “Se o lixo incomoda, vamos trabalhar nisso”, pensou Débora.

Por meio de aulas públicas oferecidas pelos alunos, eles conscientizam a comunidade sobre o lixo. Com acompanhamento de professores e pais voluntários, 780 crianças saem às ruas, conversam com os que passam e batem de porta em porta para sensibilizar os moradores sobre a questão do lixo e recolher materiais, como sucatas e eletrônicos. Mais de uma tonelada já foi recolhida.

 

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