7 de março 2018

Por: Débora Garofalo *    Fonte: Nova Escola

É necessário refletirmos sobre o papel da tecnologia na aprendizagem. Há uma ideia de que trabalhar com ela envolve somente os equipamentos (computadores, tablets, smartphones e a internet), mas isso precisa ser desmistificado. Esses aparelhos precisam ser olhados pelo potencial que desencadeiam em inovação, inventividade e criatividade para a resolução de problemas, tornando-se assim propulsores da aprendizagem.

Ao lado de outros 10 professores de diferentes regiões do Brasil, tive a oportunidade de estar na SXSWedu, o maior evento de Educação, Inovação e tecnologia do mundo. No painel Computer Sciences Best Practices (“Melhores práticas em ciência da computação”), foram apresentados conceitos bastante interessantes para refletirmos sobre qual a função da tecnologia na sala de aula. Um dos palestrantes, Ted Fujimoto, consultor em inovação na Educação, defendeu que é possível fazer grandes coisas com baixos recursos. Outra especialista, Carol Fletcher, vice-diretora da faculdade de educação a Universidade do Texas, apontou que a tecnologia “não pode ser encarada como algo separado da escola e tem de estar incorporada ao cotidiano, e não ficar presa somente ao currículo. A tecnologia transforma o currículo”.

Como educadora da rede pública de ensino aqui da capital paulista, sempre procuro encontrar caminhos para trabalhar grandes temas geradores. E isso ocorre mesmo quando não possuo o material adequado, como equipamentos específicos de robótica. Ao observar o entorno da comunidade onde leciono da zona Sul de São Paulo – uma comunidade muito carente, com ausência de saneamento básico – sempre me senti incomodada com a quantidade de lixo e, principalmente, de materiais recicláveis que poderiam ser reaproveitados e explorados. Eles poluem um córrego próximo a escola, que, em dias de chuva, alaga a região. Diante desta reflexão, propus aos alunos: vamos fazer robótica com sucata?

Continue lendo a matéria aqui.

Quer

saber mais?

Clique ao lado e me diga como posso lhe ajudar!

Clique ao abaixo e me diga como posso lhe ajudar!

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial